13 de dezembro de 2010

MJM 702: Exercícios de recuperação (respostas)

Escola: MJM.  Turma: 702.
Lista de Exercícios para recuperação
Formatos: online.


ATENÇÃO!
As questões que pedem para desenhar e nomear estruturas, não estão respondidas aqui. Para as respostas corretas, consulte o caderno e o livro.

..............
RESPOSTAS DA LISTA DE EXERCÍCIOS:

1) Do que é feita toda a matéria que existe no Universo?
De átomos

2) O que são átomos?
São as menores partículas consideráveis da matéria

3) O que são moléculas?
São conjuntos de átomos fortemente unidos entre si

4) Dê o nome das moléculas apontadas abaixo:

H2O - Água
CO2 - Gás carbônico
O2 - gás oxigênio
NH3 - amônia
CH4 - gãs metano
C6H12O6 - glicose

5) Dê a fórmula das moléculas indicadas abaixo:

Água - H2O
Gás Oxigênio - O2
Glicose -C6H12O6
Gás Carbônico - CO2
Gás Metano - CH4
Amônia - NH3

6) Desenhe a fórmula espacial e modelo espacial das moléculas de água, gás oxigênio, amônia, gás carbônico e gás metano:


7) O que é uma biomolécula?
É uma molécula essencial para a vida, produzida por seres vivos.

8) Quais são os 4 principais tipos de biomoléculas?
Carboidratos (açúcares), lipídios (gorduras), proteínas e ácidos nucléicos (dna e rna)

9) Qual é a função principal dos carboidratos?
Produzir energia

10) Qual é o carboidrato mais utilizado como combustível nos seres vivos?
A glicose

11) Qual carboidrato é utilizado como reserva de energia nos vegetais?
O amido

12) Qual carboidrato é utilizado como reserva de energia e fica no fígado dos animais?
O glicogênio

13) Qual carboidrato nós, humanos, não conseguimos digerir e é utilizado para fazer papel?
A celulose

14) Qual é o nome do carboidrato branco, utilizado no dia-a-dia para temperar café, refrescos e sucos?
Sacarose

15) Quando eu falo de “carboidratos” eu quero dizer:

( ) Gorduras ( x ) Açúcares
( ) Vitaminas ( ) Proteínas

16) Quais são as 3 principais funções dos lipídios?
- Reserva de energia;
- Produção de hormônios;
- Consturção das membranas celulares.

11) Os lipídios guardam duas vezes mais energia que os carboidratos, mesmo assim não são utilizadas diretamente como combustível. Por quê?
O combustível celular precisa ser carregado pelo sangue até as células que o vão utilizar. Os lipídios não são solúveis em água, e portanto não dissolvem bem no sangue, que é feito de 65% de água, entupindo assim os vasos sanguíneos.

15) Quando eu falo de “lipídios” eu quero dizer:

( X ) Gorduras ( ) Açúcares
( ) Vitaminas ( ) Proteínas

16) O colesterol é um lipídio importante para:

( ) Produção de vitaminas
( ) Produção de energia
( X ) Produção de hormônios
( X ) Construção da membrana celular
( ) Construção do DNA.

17) O que são proteínas?
São biomoléculas complexas, feitas de aminoácidos.

18) O que são enzimas?
São proteínas ativas, as "operárias" das células.

19) O que fazem as enzimas?
Elas montam e desmontam outras moléculas, contam tempo, regulam o funcionamento da célula, etc. São elas que fazem a maior parte do "serviço" dentro das células.

20) Para que servem as proteínas estruturais?
Elas fazem parte da estrutura da célula e podem ter várias funções.

21) Qual é a relação entre o DNA e as proteínas?
O DNA guarda as receitas para a fabricação das proteína.

22) Qual tipo de biomoléculas é capaz de guardar informações?
Os ácidos nucléicos (dna e rna)

23) Quais são os dois principais ácidos nucléicos?
dna e rna

24) O que é gene?
É uma faixa de informação genética que contém a receita para fabricar um tipo de proteína.

25) O que é cromossomo?
É um fio de dna enrolado

26) O que é genoma?
É a coleção de genes de um organismo.

27) Que tipo de informação está guardada nos genes?
Receitas para fabricar proteínas. As proteínas fabricadas determinam as características do corpo.

28) Compare e Associe:

1.DNA; 2. Cromossomo; 3. Gene; 4.Genoma; 5.Proteínas.

( 4 ) Coleção de CDs
( 1 ) Plástico de que é feito o CD
( 3 ) Arquivo da música gravada
( 5 ) Música sendo tocada
( 2 ) CD com músicas gravadas

29) O código genético é constituído por 4 “letras”. Que letras são estas?
Adenina (A), Guanina (G), Citosina (C) e Timina (T).

30) Qual é a diferença entre o código genético no DNA e no RNA?
No dna temos A,T,C e G. Já no RNA temos A, U, C e G.

31) Complete as moléculas de DNA:

a) ATC CTA GGC TAA AT
TAG GAT CCG ATT TA

b) TTTCCAAGGAATCC
AAAGGTTCCTTAGG

c) ATTACCGGGGCCTT
TAATGGCCCCGGAA

32) Monte moléculas de RNA a partir do DNA fornecido:

a) ATCCTAGGCTAAAT
UAGGAUCCGAUUUA

b) TTTCCAAGGAATCC
AAAGGUUCCTTGG

c) ATTACCGGGGCCTT
UAAUGGCCCCGGAA

33) As “letras” (bases) do RNA se organizam em “palavras” (códons). Quantas bases tem um códon?
Três

34) Quantos códons diferentes existem?
64

35) O que é transcrição?
É a montagem de uma molécula de rna à partir da matriz de dna.

36) O que é tradução?
É a montagem de uma proteína à partir do código escrito em uma molécula de rna.

37) O que é síntese protéica?
É a produção de proteínas, inclui os processos de transcrição e tradução.

38) Onde ocorre a transcrição?
No núcleo da célula

39) Onde ocorre a tradução?
Nos ribossomos.

40) Como ocorre a tradução?
O rna-m se encaixa no ribossomo enquanto moléculas de rna-t trazem aminoácidos para montar a proteína.

41) Faça um esquema demonstrando todo o processo da síntese protéica:


42) Complete: Cada gene guarda a receita para fabricar um tipo de proteína.

43) O que o DNA tem a ver com a cor dos olhos, da pele ou do cabelo?
O DNA determina quais tipos de proteínas serão fabricadas, quando e em que quantidade. É ele que determina a quantidade de melanina em cada parte do corpo e portanto a cor da pele, dos olhos e do cabelo.

44) Onde são guardadas as informações para a construção e funcionamento do seu corpo?
No DNA

45) Faça a transcrição dos trechos de DNA abaixo:

a) TTT CCC AAA GCG TAT
AAA GGG UUU CGC AUA

b) CGC AAT TTA GCG GGG
GCG UUA AAU CGC CCC

c) CCC AAA TTT GGG AAA
GGG UUU AAA CCC UUU

46) Utilize a tabela VERDADEIRA de aminoácidos e traduza o trecho de RNA abaixo:

GUA UUU AUG AAA AAG CGC CUU UCU AUA GUA GUU AUC CUA CGA AAG UGA AAC CAA GUA
---- ---- inicio lys lys arg leu ser ile val val ile leu arg lys FIM ---- ---- ----

47) Utilize a tabela falsa de aminoácidos (pseudocódons), traduza o trecho de RNA a seguir e descubra a mensagem:

UUU AAA AUG AUU CAG AAU AAG CUA UUU CAU AUA CCA
--- ---- Início E S T U D A R esp. L

AUC GAU UUC AUA UUC GCC AUA CAA AAA CUC AUC CAG
E V A esp. A O esp. S U C E S

CAA GCU UAG UUU AAA
S O FIM ---- ---


48) Quais são as 4 regiões que uma célula pode ter?
Parede Celular, Membrana celular, Citoplasma e Núcleo.

49) Quantas e quais regiões possuem as células abaixo:

a) Célula procarionte: 3 (Parede Celular, Membrana celular, Citoplasma.)
b) Célula animal: 3 (Membrana celular, Citoplasma e Núcleo.)
c) Célula fúngica: 4 (Parede Celular, Membrana celular, Citoplasma e Núcleo.)
d) Célula vegetal: 4 (Parede Celular, Membrana celular, Citoplasma e Núcleo.)

50) Dê as funções das estruturas celulares abaixo:

a) Membrana Celular
Seleciona o que entra e sai da célula.

b) Citoplasma
Abriga a maior parte do metabolismo celular.

c) Núcleo
Protege o DNA e controla a célula.

d) Ribossomos
Fabricam proteínas.

e) Complexo de Golgi
Armazenam, transformam, empacotam e remetem substâncias.

f) Mitocôndrias
Produzem energia (queimando glicose).

51) Que tipo de biomolécula é feita de aminoácidos?
As Proteínas.

52) Quantos tipos de aminoácidos existem na natureza?
20

53) Qual estrutura seleciona o que entra e sai da célula?
A membrana celular

54) Qual organela fabrica proteínas?
Os ribossomos.

55) Em que parte da célula ocorre a maior parte do metabolismo?
No citoplasma

56) Qual organela queima glicose para gerar energia?
As mitocôndrias.

57) Nas células eucariontes, onde fica o DNA?
No núcleo.

58) E nas células procariontes?
No citoplasma.

59) Qual é a principal diferença entre uma célula procarionte e uma célula eucarionte?
As células eucariontes possuem núcleo celular verdadeiro, as procariontes não.

60) Classifique os seres vivos abaixo como eucariontes (EU) ou procariontes (PRO):

Ser Vivo: ( )Procarionte ( )Eucarionte
Cachorro - ( )Procarionte (X)Eucarionte
Mangueira - ( )Procarionte ( X )Eucarionte
Bactéria - ( X )Procarionte ( )Eucarionte
Cianobactéria - ( X )Procarionte ( )Eucarionte
Cogumelo - ( )Procarionte ( X )Eucarionte
Formiga - ( )Procarionte ( X)Eucarionte

61) Qual é o tipo de ser vivo possui células sem parede celular?
Os animais e os protozoários.

62) Por que dizemos que os fungos são mais próximos dos animais do que das plantas?
Porque suas paredes celulares são feitas de quitina, material comum nos animaie e porque não fazem fotossíntese.

63) Qual é o nome da molécula que leva informações do DNA até os ribossomos?
RNA

64) Qual nome damos às “proteínas operárias” das células?
Enzimas.

65) Qual é o nome do carboidrato de reserva presente no trigo, na batata e nas massas?
Amido.

67) Qual é a unidade fundamental do corpo e da vida?
A Célula.

68) Qual é o nome do conjunto total de genes de um ser vivo?
Genoma.

69) O que é um gene?
- É uma faixa de informação genética que contém a receita para a fabricação de um tipo de proteína.

70) O que é um cromossomo?
É um fio de DNA enrolado.

71) O que é DNA?
É um ácido nucléico. Um tipo de molécula capaz de guardar informações genéticas.

72) O que é um Ser Procarionte?
É um tipo de ser vivo cujas células não possuem núcleo celular verdadeiro.

73) O que é um Ser Eucarionte?
É um tipo de ser vivo cujas células possuem núcleo celular verdadeiro.

74) Quais são os seres viventes mais antigos conhecidos?
As cianobactérias.

75) Há quanto tempo eles existem?
Há cerca de 3,6 bilhões de anos.

76) Como sabemos que eles existiam no passado distante?
Através dos estromatólitos (fósseis de colônias de cianobactérias)

77) Como podemos conhecer seres vivos que não existem mais há milhões de anos?
Através dos fósseis

78) Há quanto tempo existe vida no planeta Terra?
Há pelo menos 3,6 bilhões de anos

79) Qual é a idade aproximada do planeta Terra?
Cerca de 4 bilhões de anos

80) No início da vida só existiam bactérias e cianobactérias. Como estes seres evoluíram e deram origem a todos os seres vivos que existem hoje?
Acumulando mutações genéticas em seu dna (modificando seu genoma).

81) Desenhe e nomeie todas as estruturas de uma célula bacteriana.


82) Cite 3 doenças bacterianas:
Cólera, leptospirose e hanseníase.

83) Cite 3 funções ecológicas cumpridas por bactérias e cianobactérias?
- Produção de O2.
- Fixação de N2.
- Reciclagem de sais minerais (através da decomposição de cadáveres)

84) Poderíamos viver em um mundo sem bactérias? Explique sua resposta.
Não! Pois nos faltaria oxigênio, nitrogênio e sais minerais.

85) Quais são os 6 reinos da vida?
Bacteria, Archea, Protista, Metaphyta (Plantas), Metazoa (Animais) e Fungi.

86) Desenhe e nomeie as estruturas de uma célula fúngica:


87) O que são hifas?
São filamentos de células fúngicas.

88) O que são micélios?
São emaranhados de hifas.

89) O que é uma flor?
É o aparelho reprodutor das plantas

90) O que é uma planta angiosperma? Dê 3 exemplos.
É uma planta que possu flores e frutos. Exemplos: Mangueira, coqueiro e trigo.

91) Qual é a função da flor?
Reprodução.

92) Qual é o nome do órgão sexual masculino da planta?
Estame - coletivo: Androceu.

93) Qual é o nome do órgão sexual feminino da planta?
Carpelo - coletivo: gineceu

94) Qual é o nome da estrutura que produz e armazena o pólen?
Antera.

95) Qual é o nome da estrutura que produz e armazena os óvulos da flor?
Ovário (faz parte do carpelo)

96) Qual é o órgão floral reponsável por atrair animais polinizadores?
As pétalas.

97) O que acontece com o óvulo (da planta) depois que é fecundado?
Se transforma em uma semente.

98) Relacione o órgão com o seu conjunto:

Conjuntos:
1.Gineceu; 2.Androceu; 3.Corola; 4.Cálice; 5. Não têm!

( 1 ) Carpelos
( 5 ) Pedúnculos
( 5 ) Receptáculos
( 2 ) Estames
( 4 ) Sépalas
( 3 ) Pétalas

99) Para que servem as sépalas?
Para proteger a base da flor e os ovários.

100) Para que servem as pétalas?
Para atrair animais polinzadores.

101) Qual é a função dos carpelos?
Produzir óvulos e permitir sua fecundação.

102) Qual é a função dos estames?
Produzir e manter pólen.

103) Para que serve o pedúnculo?
Para conectar a flor à planta, permitindo que esta receba água e nutrientes.

104) Qual é a função do receptáculo floral?
Ele serve de base para encaixe das peças florais (verticilos)

105) O que acontece com o ovário da planta depois que seus óvulos são fecundados?
Se transforma em um fruto.

106) Como surgem as sementes?
A partir dos óvulos fecundados.

107) Como surgem os frutos?
A partir dos ovários da flor.

108) Como surgem os pseudofrutos?
A partir de outras partes da flor que não sejam os ovários (por exemplo: dos pedúnculos e receptáculos).

109) Qual estrutura dá origem à semente?
O ovário fecundado.

110) Um carpelo teve 20 óvulos fecundados. Ele vai se modificar para dar origem a um fruto. Quantas sementes ele terá?
20 sementes.

111) A banana tem sementes? O que são aqueles pontinhos pretos?
Não! São ovários não fecundados.

112) Como é polinizada uma flor sem cor, sem cheiro e sem atrativos (como a do trigo)?
Pelo vento.

113) Flores brancas, noturnas e muito cheirosas são polinizadas por:

( ) Beija-Flores
( ) Abelhas
( X ) Mariposas
( ) Borboletas
( X ) Morcegos
( ) Moscas

114) Flores diurnas, coloridas e cheias de néctar são polinizadas por:

( X ) Beija-Flores
( X ) Abelhas
( ) Mariposas
( X ) Borboletas
( ) Morcegos
( ) Moscas


115) Flores vermelho-amarronzadas, com cheiro de carne podre são polinizadas por:

( ) Beija-Flores
( ) Abelhas
( ) Mariposas
( ) Borboletas
( ) Morcegos
( X ) Moscas

116) Que materiais caseiros podemos utilizar para montar um meio de cultura de bactérias?
Gelatina sem sabor, açúcar e caldo de carne.

117) Como podemos medir a área ocupada por uma colônia de fungos ou de bactérias em uma placa?
Com um plástico transparente quadriculado. Para determinar a área, deve-se saber o tamanho de cada quadrado e contar o número de quadrados ocupados por cada colônia.

118) O que é um pseudo-fruto? Dê 3 exemplos:
É um falso fruto que se desenvolve de outra parte da flor que não seja o ovário. Exemplos; Cajú, morango e maçã.

119) Desenhe e nomeie um fruto completo, com suas 4 estruturas principais:


120) Observe o desenho abaixo e nomeie todas as estruturas apontadas:

- A:_Carpelo_
- B:_Estames_
- Bx:_Anteras__
- C:__Pétala___
- D:__Sépala_____
- E:_Pedúnculo___




121) Desenhe e nomeie um Carpelo, mostrando estigmas, tubo polínico, ovário e óvulos.

122) Desenhe e nomei um Estame, mostrando Anteras e filetes.

123) Qual é a função das Anteras?
Produzir e armazenar pólen

OBS: Além dos exercícios desta lista, vão cair os exercícios da página 140 do livro.

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